Consciência social na Cachoeira do Abade: tratamento dos resíduos sólidos

Um dos debates mais acalorados atualmente são em relação aos resíduos sólidos, produzidos tanto pela população quanto pelas industrias. O excesso de lixo produzido causa poluição ambiental dos rios, nascentes, mares e prejudica também nossa fauna, com inúmeros casos de animais mortos por asfixia ou envenenamento por resíduos.


Nestas discussões, fica claro o papel de todos na conscientização e melhor tratamento dos resíduos: governantes, população e empresas. Passamos a entender recentemente os perigos que uma gestão má planejada dos resíduos gera para a sociedade e para o meio ambiente. Com este pensamento, algumas ações são necessárias no dia-a-dia para que deixemos um legado para nossas futuras gerações.


A equipe gestora da Cachoeira do Abade, sempre preocupada com a preservação ambiental, faz um manejo de seus resíduos, de forma que menos prejudique o meio ambiente. Algumas ações simples, porém eficazes, foram tomadas em nossa administração, gerando resultados satisfatórios em nossa esfera social.


Resíduos orgânicos:

Todos os resíduos orgânicos produzidos pelo restaurante Vila do Ouro e pela Lanchonete do Abade são separados e destinados para a compostagem natural, que posteriormente será utilizada como fertilizantes naturais do solo de nossa horta orgânica, que por sua vez, produz alimentos e temperos para o restaurante, gerando um ciclo de produção e reutilização dos resíduos.


Compostagem: todos resíduos orgânicos são destinados para compostagem, que posteriormente será utilizada como fertilizante no solo da horta.

Compostagem permite reutilizar o lixo orgânico produzido

Horta utiliza fertilizantes e adubo natural


Resíduos sólidos:

A Cachoeira do Abade deixou de vender bebidas em recipientes de vidro, conhecidos como "long neck". O motivo de tal ação é a dificuldade atual de reciclagem deste tipo de material. Todas as cervejas e refrigerantes vendidos na reserva foram substituídos por recipiente de alumínio, que tem alta taxa de reciclagem, e são destinados para a coleta seletiva da Pirenópolis.

Os plásticos e papeis são todos coletados e depositados, que posteriormente também seguem para a coleta seletiva e como o alumínio, também são materiais de fácil reciclagem.



Depósito dos resíduos sólidos: todos materiais são devidamente depositados e destinados para a coleta seletiva.

Plástico, papel e alumínio são depositados e levados para reciclagem

Cerca de 90% do lixo produzido pela Cachoeira do Abade. Não estamos satisfeitos com este número, e nossa meta é alcançar os 100% de tratamento de tudo produzido pela reserva.


Na cachoeira do Abade cada um é responsável pelo seu lixo, por isso, não disponibilizamos lixeiras na trilha, para gerar consciência sobre a preservação. Temos a certeza que cada um fazendo sua parte, teremos um meio ambiente mais limpo.


Acreditamos que a preservação do meio ambiente deve passar de geração para geração, para que nossos herdeiros possam aproveitar do mesmo planeta terra em que vivemos. Para tal, tomamos estes cuidados, que consideramos o mínimo que podemos fazer. Se cada um, dentro de sua esfera de poder, galgar os mesmos caminhos, com certeza teremos um futuro promissor pela frente.


46 visualizações

Irmãos Rombauer Ecoturismo LTDA

Fazenda Cabaçais, Estrada Parque dos Pireneus, km 17, s/n

Pirenópolis, Goiás - CEP: 72980-000

(62) 99201-0996

reservadoabade@outlook.com

COPYRIGHT 2018 - CACHOEIRA DO ABADE